O que uma criança de três anos e meio consegue fazer?

Agora você tem casa um contador de histórias, então quanto mais estímulos mais histórias ele terá para contar.

publicidade

Seu desenvolvimento motor e postural já está totalmente desenvolvido. Não tem nenhuma dificuldade em correr, parar, andar de ré, subir, descer, girar, pular, cair, levantar, pedalar. Consegue se locomover de todos os jeitos. Suas mãos e dedos também são ágeis para desenhar, colorir, manusear objetos delicados.

Nessa idade a criança começa a entender o conceito da escrita e descobre que as palavras de um livro transmitem mensagens. Agora, sua grande curiosidade é descobrir o que está escrito. Ela pede para os pais lerem placas, histórias, fica fascinada pelas letras. Aos poucos, vai conhecendo o alfabeto e pode reconhecer a letra de seu nome.

Com 3 anos e meio o pequeno é bastante tagarela e adora contar histórias sobre lugares que visitou recentemente e coisas que aconteceram no dia. Quando o pai chega em casa, eles contam: “Hoje eu passei no shopping. A mamãe comprou um caminhão vermelho de bombeiro. Vem ver”.

Além da comunicação, sua inteligência está bastante aguçada. Presta atenção em detalhes mais minuciosos como causas e efeitos das coisas. Acha incrível, por exemplo, como surgem as bolhas quando solta ar debaixo d’água. Seu pensamento também está mais lógico e ele consegue separar objetos por grupos e achar seus pares.

Peso e altura do bebê com 3 anos e meio - Guia do Bebê

continue lendo: → Como estimular uma criança de 3 anos e meio?

publicidade
publicidade