Como estimular uma criança de três anos?

A palavra-chave agora é "movimento". Nada de ficar trancado no apartamento. Passeios e brincadeiras ao ar livre, por favor.

publicidade

Com três aninhos a criança é pura energia e precisa de brinquedos que ativem seu movimento. Ela se diverte em cima de um triciclo ou com um grande carrinho de puxar, o que é ótimo para desenvolver diversas habilidades como senso de direção, espaço, controle e força.

As brincadeiras ao ar livre são sempre uma boa ideia: jogos com bolas, brinquedos infláveis, espelhos d’água ou caixas de areia com pás e cubos. Eles também se divertem fazendo barulho com instrumentos musicais. Portanto, invista em pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores infantis.

Brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de tamanhos e formas diferentes, jogos e quebra-cabeças simples são necessários nessa fase para estimular algumas habilidades psicomotoras, como a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos.

Para saciar a curiosidade e estimular a imaginação, encha a casa de livros de ilustrações e histórias divertidas. Deixe a criança colorir livros, contar histórias através das figuras e interpretar os personagens.

← releia: O que criança de 3 anos consegue fazer?

próximo: → O que uma criança de 3 anos e meio consegue fazer?

publicidade
publicidade