Como estimular uma criança de seis anos?

Os estímulos estão por todo parte, mas não se esqueça da disciplina. Horários e regras fazem parte do desenvolvimento de uma criança.

publicidade

Nessa etapa da infância, as possibilidades de brinquedos são infinitas: jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos, bicicletas, patins, skate e tudo que possibilite se movimentar.

Aos seis anos os pequenos ficam alucinados com videogames. Ao invés de proibir o uso ou deixar que passem o dia jogando, escolha o meio termo: jogos indicados para a faixa etária da criança. Esses games podem estimular a criança de diversas maneiras. Basta escolher os jogos certos e estipular um tempo limite.

Dê ao seu filho oportunidade de escrever. Mas lembre-se de fazer isso de uma forma divertida. Uma boa ideia é pedir para ele escrever uma lista de coisas que gosta de comer. Se a habilidade de escrita da criança já é maior, peça para escrever uma história e a convide para ler o jornal junto com você.

Periodicamente, peça para a criança para fazer uma arrumação no quarto e doar os brinquedos e roupas que não usa mais. Além de necessário, para manter o quarto em ordem, essa atitude faz a criança entender a importância de dividir com os outros. Se puder, leve seu filho a uma creche ou outra instituição para entregar as roupas e brinquedos para as crianças carentes e doentes. Solidariedade é uma ótima lição.

← releia: O que criança de 6 anos consegue fazer?

publicidade
publicidade