Como estimular uma criança de quatro anos e meio?

Socialização e conscientização sobre o mundo em que a criança vive, esse é momento de começar a transmitir valores de maneira mais contundente.

publicidade

Encoraje seu filho a fazer amizades convidando os colegas da classe e do clube para brincar na sua casa. Interagir socialmente é muito importante para o desenvolvimento da criança. E não deixe de supervisionar as brincadeiras, ou a tarde que era para ser tão divertida vai virar uma tremenda bagunça.

A criança em fase pré-escolar é hábil nos jogos de faz-de-conta. É a fase do mundo imaginário, quando sua criatividade está a todo vapor. Portanto, qualquer brinquedo ou equipamento que ajude o pequeno a entrar nesse mundo de fantasia é bem-vindo.

Por outro lado, as crianças neste grupo etário se interessam por coisas que imitam o mundo dos adultos, que dão a sensação de segurança e companhia, como dinheiro de brinquedo, caixa registradora, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas, postos de gasolina e casas de boneca com móveis. Os meios de transporte também viram atração: caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores.

Um conceito muito importante que precisa ser ensinado para a criança desde cedo é amar e admirar a natureza. Ensine como cuidar do planeta desligando a torneira na hora de escovar os dentes, regando as plantas, não jogando lixo na praia. Faça seu filho observar as flores, brinque de criar desenhos com as nuvens, mostre as formiguinhas andando enfileiradas carregando sua comidinha. Essa é uma maneira interessante dele conhecer e respeitar o Universo onde vive.

← releia: O que criança de 4 anos e meio consegue fazer?

próximo: → O que uma criança de 5 anos consegue fazer?

publicidade
publicidade