Como estimular uma criança de cinco anos?

O cérebro, do ponto de vista biológico, está pronto, mas para todo o resto vai precisar ainda de muita ajuda.

publicidade

O grande desafio dos pais nessa fase é achar o equilíbrio entre a maturidade da criança e a necessidade de proteção. A verdade é que ela está se tornando independente e os pais devem incentivar essa postura do filho de explorar e experimentar o mundo e, consequentemente, tomar suas próprias decisões. A questão é: até que ponto?

Com 5 anos ele ainda é uma criança e não tem entendimento das consequências dos seus atos. O ideal é resistir a tentação de dizer “deixa que eu faço”, e ao invés disso, deixar a criança seguir com as próprias pernas, mas estar sempre por perto para supervisionar e aconselhar.

Na escola, a criança vai aprender coisas novas a cada dia. É importante que os pais acompanhem o progresso e ajudem a criança a se interessar pelas atividades escolares. Incentive o aprendizado com jogos que exigem memória e cálculo mental, como os jogos de tabuleiro, caça-palavras e jogos eletrônicos.

Não esqueça dos livros. A criança que está entrando na fase de pré-alfabetização deve ter contato com gibis, livros de histórias e livros para colorir. Leve seu filhote a uma biblioteca ou livraria infantil e deixe que ele descubra nos livros um grande divertimento. Quanto mais cedo a criança criar o hábito da leitura, melhor.

← releia: O que criança de 5 anos consegue fazer?

próximo: → O que uma criança de 5 anos e meio consegue fazer?

publicidade
publicidade