Como estimular um bebê de dois anos e meio?

Esse bebê vive de antena ligada, então cuidado com as coisas que são ditas ou expressadas dentro de casa. Mesmo que não entenda as palavras ditas é capaz de compreender os sentimentos.

publicidade

Desenvolvimento e alimentação caminham juntos. A criança que come de tudo tem boa formação óssea e, portanto, ganha altura e peso na medida certa, além de esbanjar energia para aproveitar melhor todas as brincadeiras.

Cuidado com o que você conversa perto da criança. Quando achamos que eles estão entretidos com seus brinquedos e não estão prestando atenção na conversa dos adultos, nos surpreendemos com coisas que eles dizem e nem suspeitávamos que sabiam.

Se a criança tiver pais que falam dois idiomas ou estudar em uma escola bilíngue, ela poderá aprender simultaneamente duas línguas. Algumas crianças podem ter mais facilidade e outras mais dificuldade de aprender dois idiomas ao mesmo tempo, mas livros e músicas podem ajudar bastante no aprendizado.

A participação da criança nas tarefas do dia a dia é importante. Peça sua opinião na hora de se vestir. Ela já se sente vaidosa e vai adorar escolher o que usar. Mas mostre apenas duas opções para não confundir o pequeno e veja qual a sua preferida. Pergunte para ela: “hoje você prefere vestir a camiseta vermelha ou a que tem o desenho do leãozinho?”. E atenção: depois que a criança fizer sua escolha, não tente convencê-la do contrário. Haja como se a opinião dela fosse realmente importante. A criança precisa ter confiança nas suas decisões.

Tenha paciência para responder às milhares de perguntas de seu filho e faça também algumas perguntas que ele mesmo possa responder. Esse jogo motiva e incentiva a inteligência da criança.

← releia: O que um bebê de 2 anos e meio consegue fazer?

próximo: → O que uma criança de 3 anos consegue fazer?

publicidade
publicidade