Como estimular o bebê de um ano e meio?

Ele já consegue fazer muita coisa então não tente limitá-lo, deixe-o explorar o ambiente mas sempre com supervisão.

publicidade

É na primeira infância que as crianças criam hábitos importantes que vão carregar na adolescência e na idade adulta. Por isso, nessa fase, os pais precisam dar uma atenção especial a alimentação, sono e higiene do filho. 

É importante ensinar os pequenos a comer frutas e legumes, escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos antes de comer e dormir cedo para recarregar a energia.

Escolha os brinquedos com cuidado. Se não for indicado para sua faixa etária, a criança pode ter dificuldades de brincar com ele, o que causa frustração e até irritação. Pelo mesmo motivo, os brinquedos quebrados devem ser tirados de circulação até serem consertados.

Nessa fase, uma grande variedade de brinquedos pode deixar a criança confusa. Uma boa dica é oferecer alguns brinquedos e esconder outros por uma ou duas semanas. Quando o brinquedo reaparece, ele dá uma nova alegria para a criança.

Dê revistas para pintar e desenhar e rabisque com seu filho. Mas tome cuidado para ele não rabiscar o próprio corpo, as paredes da casa, os móveis. As crianças descobrem com os lápis como é divertido deixar sua marca.

Incentive a imaginação e a criatividade dos pequenos com histórias infantis. Mas prepare-se para contar a mesma história milhares de vezes. Eles adoram ouvir até saturar para poder guardá-la na memória. A mesma coisa acontece com as músicas. São capazes de ouvir e cantar a mesma várias vezes, e se divertem em todas elas.

Crianças pequenas precisam de oportunidades para que se exercitar, subindo escadas, empurrando objetos, cantando. Passear sentado num carrinho de bebê é uma tortura para eles. Agora, eles querem usar as próprias pernas. Deixe que corram e brinquem a vontade durante os passeios.

← releia: O que um bebê de 1 ano e meio consegue fazer?

próximo: → O que um bebê de 2 anos consegue fazer?

publicidade
publicidade