Como estimular a criança de quatro anos?

Continue reservando um tempo do seu dia para seu filho. Ele ainda precisa muito da sua companhia, da sua aprovação e da sua atenção.

publicidade

Quando ele aparecer vestido de manhã ou guardar os brinquedos sem você mandar, parabenize-o pela sua iniciativa e diga o quanto é importante ele cooperar. Para encorajá-lo a fazer as coisas sozinho, deixe tudo em lugares acessíveis. Coloque objetos que ele usa com frequência onde possa alcançar - copos, pratos, talheres, suas frutas preferidas, xampu, escova e pasta de dente.

Mesmo que ele faça uma tremenda bagunça tomando banho sozinho e você prefira supervisionar o banho, resista à tentação de reclamar e, ao invés disso, diga como você está orgulhosa com o seu esforço.

Lembre-se que educar não é uma tarefa fácil. Repreender a criança pelos seus atos, bater, gritar e pôr de castigo não vai resolver o problema. O melhor caminho é conversar e explicar a consequência de seus atos.

Já que seu interesse pelo alfabeto cresce a cada dia, brinque de achar palavras que rimem com outras e de dizer palavras que comecem com a mesma letra do nome da criança. “Joana começa com J. Qual a parte do corpo que também começa com essa letra?”.

Como as perguntas que eles fazem ficam cada vez mais difíceis, tenha certeza que está passando informações coerentes com a realidade e use o seu bom senso para falar sobre os assuntos mais delicados. Lembre-se que a melhor maneira de descobrir o mundo é através de brincadeiras, leitura e passeios.

← releia: O que criança de 4 anos consegue fazer?

próximo: → O que uma criança de 4 anos e meio consegue fazer?

publicidade
publicidade