Cochilinho durante a tarde é bom

Estudo mostra que o cochilo à tarde repõe as energias e melhora o funcionamento mental das crianças.

publicidade

Além do sono que a criança tem a noite toda, um cochilo no período da tarde é bom. O problema é que as mamães sempre ficam com uma dúvida se não é sono demais ou se não vai interferir no sono à noite. Se já é comprovado que a sesta (cochilar por alguns minutinhos após o almoço) diminui riscos cardíacos nos adultos, um cochilo da criança à tarde só deve fazer bem.

Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo psicólogo Brian Crosby, PhD da Universidade da Pensilvânia. Crianças que tiram um cochilo no período da tarde são menos hiperativas, apresentam menores níveis de ansiedade e depressão.

Que fique bem claro que um cochilo à tarde não é o mesmo que passar a tarde inteira dormindo.

O cochilo durante a tarde serve não apenas para repor as energias, mas melhora o funcionamento mental das crianças. O estudo pesquisou crianças entre 4 e 5 anos de idade.

A avaliação das 62 crianças foi realizada através de um exame chamado actigrafia. O diagnóstico mede os padrões de sono, do relato dos pais sobre tempo que a criança tira o cochilo durante a semana e nos finais de semana e de como são esses cochilos, fatores demográficos, e uma avaliação comportamental da criança.

Com o resultado, Brian Crosby explica a importância de se incentivar que as crianças durmam no período da tarde. Não precisa ser todos os dias, mas os pais devem adicionar no período da tarde um tempo de descanso onde as crianças podem dormir se sentirem vontade.

Um cochilinho três vezes por semana já é suficiente. É sempre importante ressaltar: não existe um padrão para estabelecer quanto tempo exato precisa dormir ou quanto tempo precisa ficar acordado.

O psicólogo afirma que cada criança tem a sua necessidade. Uma pode precisar do cochilo todos os dias e outra apenas duas vezes por semana. Os pais devem apenas incentivar e não tornar isso uma obrigação. O estudo só não definiu até que idades esse cochilo à tarde é recomendado.

Dicas

  • Em algum momento da tarde construa um momento mais tranqüilo. Ao invés de brincar, leia uma história para seu filho para que possa descansar e até cochilar.
  • Se a sua criança já é uma criança tranquila que não tem necessidade de uma soneca durante a tarde, fique tranquila, mamãe, não é por isso que seu filho terá depressão!
  • Se mesmo com cochilos sua criança é muito agitada, não se concentra e tem o sono muito agitado, leve-o para uma avaliação médica.

publicidade
publicidade