O que uma criança de seis anos consegue fazer?

Agora a criança já é capaz de ler e escrever. A vida escolar começa a ser mais intensa.

A criança de 6 anos tem capacidade e habilidades diversas. Consegue distinguir grupos e tipos de coisas e separa objetos conforme sua categoria: doces, salgados, frutas, legumes, pães.

Sabe os dias da semana, distingue a mão direita e esquerda, o dia e a noite, as estações do ano, reconhece os números e as letras do alfabeto.

Nessa fase começa realmente o aprendizado da leitura, que é um grande passo no desenvolvimento intelectual da criança. Em pouco tempo, eles escrevem o nome completo e logo começam a usar a escrita para se expressar. Também aprendem a diferença entre uma palavra, uma frase e um parágrafo. Começam a usar apropriadamente as letras minúsculas e maiúsculas e aprendem como escrever em uma página, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Os desenhos não são mais simples rabiscos, e sim quadrados, círculos, casas, carros e outros objetos bem definidos.

A criança de 6 anos domina totalmente o sistema fonético. Não encontra nenhuma dificuldade em reproduzir sons e fonemas complexos como “tra-lha”, por exemplo.

Quando atinge essa idade, os pequenos apresentam uma boa noção da realidade. Já sabem distinguir histórias reais e faz-de-conta. Socialmente, sabem como se comportar nas mais diversas situações, obedecem regras e cooperam com os pais e professores.

Peso e altura do bebê com 6 anos - Guia do Bebê