O que um bebê de nove meses consegue fazer?

É incrível como o tempo passou, de um ser aparentemente passivo, agora o bebê já consegue se expressar mostrando desejos, vontades e sentimentos.

O bebê de 9 meses está em constante atividade. Ele só para quieto na hora de dormir. Por isso, a mamãe tem que ter fôlego para acompanhá-lo, já que ele está cada vez mais craque no engatinhar e na prática de escalada de móveis e paredes.

Alguns bebês desenvolvem uma nova maneira de se locomover entre o engatinhar e o andar, usando os quatro membros. Eles conseguem ficar em pé sozinhos e se segurar. Aos pouquinhos vão começando a soltar as mãos para testar o equilíbrio.

Com essa idade ele já aprendeu a bater palminha e o faz sempre que cantam para ele.

Em relação ao desenvolvimento emocional e social, quando está envergonhado ou leva uma bronca pode fazer beiço, baixar os olhinhos, esconder o rosto e ficar com vergonha.

O bebê de 9 meses consegue colocar emoção nas suas “falas”. Articula as primeiras palavras de duas sílabas como mamã, papá, au-au e reage corretamente as palavras familiares como: me dá, pega, vem, não pode.

A criança de 9 meses não só imita o tom de voz que ouve como também as expressões faciais dos adultos que falam com ela.

Nessa fase, elas aprendem gracinhas como piscar o olho e fazer “cheirinho”.

Peso e altura do bebê com 9 meses - Guia do Bebê