Entendendo o desenvolvimento de fala do seu bebê

Compreender a evolução da fala ajuda os pais a não ficarem ansiosos e também a identificarem possíveis problemas no momento adequado para um tratamento

Enfim chegou o primeiro aniversário do seu bebê e com ele as primeiras palavras... ou não!

Geralmente, os pais ficam ansiosos para que seu filho comece a falar logo. Não tem quem resista àquelas pequenas criaturas tentando falar as primeiras palavras, fazendo trocas engraçadinhas.

Algumas crianças começam a falar antes mesmo do primeiro aniversário. Outras, porém, só começam a soltar as primeiras palavrinhas por volta dos 18 meses. 

As comparações são inevitáveis. Seja entre irmãos, vizinhos, amigos... O importante é que os pais respeitem o desenvolvimento de seus filhos, mas fiquem atentos aos sinais de que algo possa estar errado. 

Aumentando o vocabulário

Com 1 ano a criança já entende muito do que é falado a sua volta. Consegue entender ordens relacionadas a sua rotina, reconhece partes do corpo, nome de objetos do seu dia a dia, manda beijos e dá tchau quando solicitada. Aos poucos, começa a soltar as primeiras palavras com significado. 

Por volta dos 18 meses espera-se que a criança fale por volta de 50 palavras e essa quantidade vai aumentando consideravelmente com o passar dos meses. Ela já consegue entender instruções, mesmo que envolvam duas ordens. (Por ex: “Pegue a bola e ponha na caixa”). Ao completar 2 anos, a criança já junta duas palavrinhas e forma pequenas frases. (Por ex: “Dá bola”, “qué água”). Mas, como ainda está iniciando o uso de seus órgãos fonoarticulatórios para falar, ainda é muito comum as trocas e omissões de sons, o que torna, muitas vezes, a fala pouco inteligível, principalmente para quem não convive diariamente com a criança.

Os sons cuja produção é mais simples e mais facilmente visualizada, como por exemplo os sons P, B, M, são os primeiros a serem dominados, enquanto alguns sons mais complexos do ponto de vista articulatório, como os encontros consonantais e os sons do L e do R (como em “barata”), podem ser adquiridos apenas entre 4 e 6 anos. 

O número de palavras que a criança é capaz de entender aumenta rápido. Especialistas em desenvolvimento afirmam que a maioria das crianças de 2 anos compreende no mínimo 150 palavras, e que dez novas palavras são acrescentadas todo dia ao seu vocabulário. 

Conforme a criança aumenta seu vocabulário ela também vai percebendo melhor as diferenças entre os sons, tenta reproduzi-los em sua fala, melhorando, assim, sua produção e adquirindo novos sons.

Aos 3 anos, já é comum todos entenderem o que a criança diz, mesmo que a fala apresente trocas ou omissões de sons. Ao completar 6 anos, a criança já deve falar corretamente todos os sons da nossa língua, sem dificuldades articulatórias.

Como ajudar

É importante que os pais sempre conversem muito com as crianças, contem histórias, cantem músicas. Como já falamos, a compreensão da palavra vem antes da criança ser capaz de pronunciá-la. Quanto mais palavras a criança conhecer, mais fácil será de ela conseguir produzir os sons corretamente.

Aproveite os momentos da rotina, como a hora das refeições, as trocas de fraldas, o banho, para estimular a comunicação. Descreva suas ações durante essas tarefas e repita algumas palavras-chave. Por exemplo: “Você quer comer banana? Hummm..que banana gostosa!”; ”Vamos lavar o pé! Esse pé tá com chulé!”; “Vc fez cocô? Vamos tirar esse cocô?”.

Incentive a fala, evite antecipar as necessidades e os desejos de seu filho. Faça perguntas pra ele e, mesmo que ele responda com um sorriso, apontando ou fazendo algum gesto, verbalize o que entendeu. Por exemplo: se ele aponta para o copo de água, diga : “Água! Você quer água?”.

Lembre-se também que nós, os adultos, somos os modelos para a criança. Desse modo, devemos sempre falar corretamente, evitar diminutivos e palavras infantilizadas. Dá sim para ser carinhoso e afetivo com seu bebê sem falar errado!

Quando seu filho falar errado, apenas repita a palavra do modo certo. Evite  corrigir a fala errada a todo momento. Reforce positivamente com comentários e sorrisos suas tentativas de fala.

No entanto, caso tenha dúvidas sobre o desenvolvimento da fala de sua criança, não hesite em procurar um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação completa.

Comentários

/corujita/

Olá tenho um filhote de apenas 1 ano e 5 meses, a meu ver ele ainda não fala, contudo associa bem o que falamos a sua rotina. Meu filho passa a impressão de ser muito afobado repete diversas vezes silabas como pa, ma, da, chama o gato de catum, fala qué e quando vê refrigerante imita o som da garrafa abrindo o tsi, eu devo me preucupar? o que posso fazer por ele?

Ana Cristina Martins Ribeiro

Olá!
Como disse no artigo, muitas crianças só começam a falar as primeiras palavras por volta de 1 ano e meio. Pelo que você conta, seu filho está desenvolvendo sua linguagem dentro do esperado! Siga as dicas do artigo e fique tranquila!
Abraços,

/Andreia/

meu nome é Andreia tenho uma filha de tres anos ela fala mto tem um vasto vocabulario porem, troca as letras das palavras e as substitui pelo T e D, nao pronuncia o G C Z V F, por exp: casa (tada) vaca (data) comida (tomida) relogio (lelodio). Ela mto inteligente mas se limita qdo chega em palavras q possui essas letras mencionadas acima. gostaria q pudesse me auxiliar. obg

Ana Cristina Martins Ribeiro

Oi, Andreia!
Como disse em meu artigo, é normal a criança apresentar algumas trocas de letras na fala aos três anos.
A avaliação fonoaudiológica vai pesquisar exatamente quais os sons que a criança tem dificuldade, a frequência de aparecimento das trocas, se ela é capaz de produzir o som de forma isolada...enfim, vai gerar um mapeamento de todos os sons para que possamos ter certeza se as trocas são esperadas ou não para a idade.
O importante é que você evite corrigir sua filha a todo momento ou force para que ela produza esses sons que ainda não consegue. Siga as dicas do artigo e observe se aos poucos ela vai melhorando a produção desses sons.
Caso você perceba que as dificuldades persistem ou que isso vem influenciando no comportamento (p.ex: fica nervosa quando não é entendida, evita falar algumas palavras ou com algumas pessoas...) procure um profissional!
Espero que ajude! Fico à disposição! Abraços,

/Cissa/

E quando a criança e bilingüe, o que devo esperar?? Eu sou brasileira e mora na Italia e o pai da minha filha e italiano, cada fala na própria língua com a pequena que tem 9 meses..

Ana Cristina Martins Ribeiro

Olá, Cissa!
As crianças bilingues podem ter um atraso no desenvolvimento de uma das línguas, mas isso não é regra!
Muitas crianças que são expostas a duas línguas simultaneamente apresentam um desenvolvimento normal, como descrito no artigo.
Como sua filha ainda é pequenininha, observe se ela está compreendendo bem o que vocês falam nas duas línguas (temos exemplos no artigo).
Fique tranquila que aos poucos ela vai perceber a língua que deve usar com a mamãe e a língua que deve usar com o papai. Isso acontece de forma natural e é muito bonitinho ver como a criança consegue lidar tão facilmente com essa tarefa!
Abraços,

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