A criança de zero a três anos de idade

Compreender cada etapa do desenvolvimento da criança e não tentar acelerar é muito importante para a criança e prazeroso para quem acompanha de perto essa evolução natural

O desenvolvimento da criança se inicia a partir da concepção e evolui abrangendo aspectos neurológicos, cognitivos, afetivos, motores e perceptivos. 

Podemos fazer uma analogia do cérebro da criança como uma clareira, enorme, disponível e receptiva. É como se fosse uma esponja pronta para absorver experiências, perceber e fazer sinapses. Toda experiência vivida por esses pequenos será parte integrante e importante da formação da personalidade do adulto que virá a ser. Por isso, conhecendo um pouco de como se desenvolvem poderemos auxiliar estimulando adequadamente sem exigir algo que não é apropriado para a etapa de desenvolvimento e também sem desprezar o aparato neuropsicomotor e cognitivo que têm, pronto para aprender e crescer de forma saudável.

Bebê mexendo no computador - Foto: Ezz Mika Elya/Shutterstock.com

SER PENSANTE

A criança, de acordo com a teoria piagetiana, até os dois anos de idade experimenta o período sensório motor em que a aquisição do conhecimento acontece por meio dos sentidos. A criança nessa fase necessita tocar e levar tudo à boca, maneira que conhece e experimenta o mundo. Essas ações acontecem de uma forma reflexiva, não há intenção nos atos. 

Após essa etapa, a criança passa ao estágio pré-operatório que perdura  aproximadamente até os sete anos de idade. No início dessa fase, a criança ainda acha - na verdade tem certeza - de que é o centro do universo. Egocêntrica, crê que tudo o que acontece é em função dela, as ações são irreversíveis e o raciocínio lógico ainda está em desenvolvimento. Ela não compreende as transformações e a reversibilidade, mesmo que ocorram na sua frente. Ao pegarmos, por exemplo, uma bola de massinha de modelar e esticá-la em uma cobrinha, a criança acreditará que na cobrinha há mais massinha. Ao colocarmos um fantoche do lobo nas mãos, a criança dará vida a ele ignorando que o viu sendo vestido pela mamãe ou professora. O jogo do faz de conta é importante para que os pequenos simbolizem o que sentem e elaborem seus conflitos, recriando experiências do seu dia a dia, representando o imaginário no mundo real, utilizando suas habilidades cognitivas e motoras.

SER EM MOVIMENTO

Até por volta dos três meses, o bebê ainda não consegue segurar objetos intencionalmente, somente por reflexos. Nesta fase é importante estimular os sentidos cantando, abraçando e acariciando o bebê. Os pais podem exagerar nas fisionomias bem próximas ao rosto da criança, demonstrando alegria e satisfação. Será um prazer único receber um sorriso de volta!

Em seguida, o bebê passa do estado de quase inércia para as primeiras reações intencionais.  Ele diverte-se quando é levado ao alto e gosta de fixar o olhar em objetos atraentes e coloridos e permanece maior tempo fixando o olhar nesses objetos. 

Dos oito meses até o primeiro aniversário, aproximadamente, o bebê aprecia interagir com jogos simples e buscar por algum objeto de desejo. Gosta de bichinhos de pelúcia e bonecos, com muita cor.

De um ano a um ano e meio adora brincar de espalhar e guardar tudo, claro que a seu modo. Por volta de um ano a criança normalmente já tem seu aparato motor pronto para andar, mas se ela andar aos dez meses ou um ano e meio, ainda não é o caso de se preocupar, pois há diferenças individuais. É importante que ela passe por todas as fases de se arrastar, segurar, trepar, engatinhar e andar.

Um impulso que muitos pais têm nesse momento é oferecer o andador para a criança. Cuidado !!!!!! O andador só serve para dar sossego aos pais e é um dos maiores causadores de acidentes infantis graves e muitas vezes irreversíveis. Há países em que sua comercialização é proibida. O andador força a passagem das fases do arrastar para o andar, pulando etapas importantes na maturação motora. Estudos comprovam que essa antecipação pode comprometer também o desenvolvimento de outras áreas como a fala, por exemplo. Todas as etapas são imprescindíveis e a evolução de cada um deve ser respeitada e estimulada adequadamente.

Depois disso e até cerca dos dois anos de idade começa a reconhecer algumas cores e formas. Sabe procurar e encontrar objetos que guardou. Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos. É uma verdadeira pesquisadora referenciada tentando descobrir como as coisas funcionam. Os pais podem achar que não é cuidadosa, que destrói brinquedos, mas na verdade ela os multiplica e o faz para compreender o funcionamento. Por isso, brinquedos caros nessa fase nem pensar. Sucata e brinquedinhos de plástico (com os devidos cuidados com peças pequenas) são ideais para atender a essa curiosidade.

Dos dois aos três anos a coordenação fina está mais segura e é, geralmente, nessa época que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.

SER EM COMUNICAÇÃO

O desenvolvimento da fala e da linguagem têm início no nascimento e evoluirá por toda a vida. Os diferentes choros são as primeiras interlocuções. Os pais nos primeiros dias de contato com o bebê, já conseguem distinguir os significados de dor, fome, incômodo ou manha em cada choro.

Então vêm os primeiros balbucios, aos três ou quatro meses. Aos cinco ou seis as primeiras palavras decorrentes dos balbucios “mãããmãmã“ “papapa”, “dadada” e as interações quando se volta para a direção de onde vem o som e já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Gritinhos e gargalhadas tornam a rotina, muitas vezes exaustiva, num prazer inexplicável. Aos sete meses já atende e se volta, ao ser chamado pelo nome.

Por volta dos oito meses o pequeno começa a concentrar-se por um pequeno período de tempo, cinco ou dez minutos, ouvindo uma história e repetindo a seu modo tudo o que escuta, demonstrando aprovação. Gosta de reproduzir o que aprendeu com o telefone ao ouvido. 

De um ano a um ano e meio adora imitar sons e aumenta seu vocabulário, mas ainda não muito extenso. 

Após os dois anos a criança começa a descobrir o prazer em brincar com o outro. O egocentrismo começa a sair de cena e então começa o processo de socialização. Até os dois anos e meio a criança assimila centenas de palavras em pouco tempo. Já é capaz de construir frases simples completas e de verbalizar muitas palavras, mesmo que com erros fonéticos. Já anda por todo lado e é muito curiosa.

Compreende perfeitamente o significado da palavra “NÃO” e outras palavras de ordem. Reconhece e classifica formas, cores e espessuras.

Exagerem na cantoria, brinquem com palavras, músicas e poesias!

Dos dois anos e meio aos três anos, papais e mamães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todos os questionamentos da criança: “Como?”, “Quando?” e o preferido “Por quê?”. Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, seu vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. 

O aparelho neuropsicomotor amadurece aos poucos, no sentido céfalo-caudal, ou seja, da cabeça para os pés. Por isso, primeiro o bebê levanta sua cabeça, o tronco, senta-se para depois andar. Há uma hierarquia e um amadurecimento motor a ser completado antes de acontecer a etapa seguinte.  Sabemos que uma criança não irá andar aos dois meses de idade certo? 

Por isso é preciso curtir os pequenos e aproveitar cada fase sem ansiedade, evitando esperar resultados que ela ainda não está madura para tal.

Cada etapa é única e não volta mais. Então, se deliciem com o prazer de cada uma delas o que fará com que cresçam felizes e saudáveis física, emocional e cognitivamente!

Comentários
Va

Boa tarde.
Meu filho tem 2 anos e tem uma fixação por carros.Adora ficar girando as rodinhas.Fala bastante e é muito carinhoso.Fiquei muito preocupada com isso e falei com o pediatra dele.Ele disse que é normal nessa fase. É comum mesmo?Obrigada

Karen Kaufmann Sacchetto

Bom dia Vá, como vai?
O pediatra está correto. O fato de crianças gostarem de ver rodinhas girarem, isoladamente, não significa nada. Como você disse, ele é falante e carinhoso, aspectos normais para uma criança nesta idade. Ele certamente deve ter também outros interesses não é verdade? Fique tranquila. Abraços.

Ju

Minha filha tem 3 anos e 2 meses. ela está um pouco atrasada na fala, não fala tão claramente quanto outras, e fala ainda muito embolado. Ela tambem é muito timida, é raro ela falar com pessoas estranhas, na creche ela fica mais quietinha, na dela. Mas em casa é muito falante, mesmo que ainda embolado ela fala sem parar, mostra tudo, repara tudo, me ajude pelo amor de Deus, ela tem autismo?

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Ju, como vai? É impossível avaliar sem conhecer sua filha e os contextos de suas relações. O fato dela falar em casa e não na escola mostra que não são sintomas inerentes a ela, mas combinados com o ambiente em que ela está. O que se espera é que até 4 anos ou um pouco mais as crianças falem corretamente todos os fonemas (sons). Às vezes a criança demora a falar ou não fala corretamente porque não ouve adequadamente. Sugiro que a leve a um otorrino para verificar se escuta com plenitude. Procure sempre devolver o padrão correto das palavras que ela não fala correramente. Após essas ações iniciais será possível fazer uma melhor avaliação. Abraços

Lara

ola meu bebe tem 3 meses e 28 dias e ainda não possui movimentos precisos com os bracinhos ,ele faz movimentos mais ainda os mantem muito enrijecidos pode ser algum problema o que deverei avalia para descarta essa ipotese um grande abraço

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Lara, como vai? Por volta dos 4 meses o bebê começa a fazer movimentos mais coordenados e sustentar a cabeça. Até essa idade eles são mesmo bem descoordenados e a princípio ainda não há com o que se preocupar. Se você faz visitas mensais ao pediatra, certamente ele deve testar os reflexos adequados em cada etapa do desenvolvimento. Se você está muito ansiosa, questione ao pediatra. Ele certamente lhe tranquilizará. Abraços.

Cathy

Olá Karen.
Meu filho está com 1 ano e 7 meses,só fala algumas palavras como mana (menina), mais, cão, caco(macaco),carro (às vezes só diz ca) e óó para ir dormir, mamã é raro. Ele é muito desenvolvido na parte motora, anda, corre, sobe e desce escadas, mas nunca aprendeu a fazer adeus, só começou a apontar com 1 ano e 5 meses, mas bate palminhas. Acha q há algum problema com ele?

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Cathy, como vai? Pelo relato que descreveu, seu filho está se desenvolvendo muito bem pela faixa etária dele. Não se preocupe. Logo vai dar "tchauzinho" a todos. Abraços.

Mary

Olá Karen, tenho um filho de 1 ano e quase 6 meses. Aos 7 meses ele iniciou sua fala dizendo mama, até assoviava. Mas agora com essa idade 1 e 6 meses ele só fala papa, muito raro falar mama. Ele entende quando dizemos não, sabe identificar o que é bola, carro. Mas não fala e nem mostra objetos. Estou ficando preocupada, por favor me ajude, como posso despertar a fala em meu filho?

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Mary, como vai?
Se você diz que ele compreende o que dizem é porque provavelmente o aparelho auditivo esteja funcionando adequadamente. Os bebês por volta dos 10 meses começam a compreender o significado da linguagem verbal e da intenção comunicativa utilizando-se de balbucios, choros ou gestos para conseguirem o que querem. No 2º ano de vida, ou seja entre 1 e 2 anos inicia-se a fala. A criança vai acumulando vocabulário e de repente começa a falar como um tagarela, não existe um período específico, mas geralmente entre 1 ano e meio e 2 anos. Mas, se você está preocupada achando que seu filho estagnou ou retrocedeu no desenvolvimento verbal, vale uma avaliação do pediatra para verificar se está tudo bem com sua audição. Uma otite ou mesmo cera em excesso podem ter prejudicado o canal que precisa ser tratado.
Abraços

Keylynha

Bom dia Dr(a) minha filha tem tres aninhos e nunca pronunciou as palavras direito,é uma criança carinhosa e amavel,porém percebo que ela fica contragida quando não pronucia algo correto,isso é normal?Obrigada dez de já!!!

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Keylynha.
É difícil avaliar sem conhecer sua filha e sem a descrição de quais erros ela comete. Aos três anos ainda é comum omitir alguns fonemas, ou trocar o "r", por "l", como a fala do Cebolinha. Outras dislalias (dificuldades em articular sons da fala) podem necessitar de uma intervenção fonoaudiológica, como o ceceio por exemplo, que é quando a criança coloca a língua para a frente, entre os dentes ou lateralmente ao falar. Quando sua filha pronunciar alguma palavra errada, não a corrija, para que não se sinta constrangida. Devolva o padrão correto com a palavra inserida no contexto. Por exemplo:
Se ela disser que quer "macalão", você pode devolver as frases: "Hummmm vou fazer um macarrão delicioso para nós. Você vai comer todo o macarrão? Com que molho você quer o macarrão" etc. Abraços.

Marcelle

Ola! Minha bebe tem 7 meses e meio e ainda não atende sempre pelo nome. Tem vezes que chamo e ela atende, mas tem muitas vezes que chamamos e ela nem tchun. e eu sei que ela ouve bem. devo me preocupar já? ou só se isso persistir? com que idade isso é preocupante? obrigada!

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Marcelle,como vai? Com sete meses sua bebê deve balbuciar, emitir ruídos, voltar-se para sons mais fortes, mas certamente não há nada com que se preocupar ainda. Pela sua descrição não há nada que indique um desenvolvimento atípico. Quando você a chama pelo nome, ela atende pelo som e não por reconhecer que é seu nome ainda. Mas continue conversando e cantando para ela. São atividades lúdicas, deliciosas que farão com que ela desenvolva a linguagem tranquilamente. Abraços

Cristinamaki

Olá,Karen. Meu filho fará 04 anos logo, fala bastante, mas também gagueja bastante. Começou depois que tive meu segundo filho, será psicológico? Devo procurar uma fonaudiologa? Ah, ultimamente ele vem falando cada vez mais errado, qdo mais novo falava corretamente.

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá,Cristina.
Há dois diferentes pontos em questão:

1 - Por volta dos 3 ou 4 anos é comum as crianças apresentarem o que se chama de gagueira funcional. As crianças aumentam rapidamente seu vocabulário e gaguejam ao buscar a palavra para se expressar e acabam gaguejando por ansiedade sua ou até dos adultos que querem que a criança termine logo seu pensamento. Procurem dar tempo para ele se expressar evitem a ansiedade e não completem as frases para ele. Se em seis meses não melhorar aí poderá ser o caso de uma avaliação fonoaudiológica. 2 - Com a chegada do irmão menor é comum as crianças regredirem e se expressarem como bebês, pois na verdade ele quer continuar sendo seu bebê. Dê um volo, aconchego e evite corrigir. Devolva apenas o padrão correto. Quando ele falar por exemplo "Eu quelo pilulito", vocês podem responder calmamente: "Você quer pirulito? Depois do jantar você poderá ter um".
São fases pelas quais as crianças passam e superam. Fique atenta. Se a persistência for excessiva, busque a avaliação fonológica.
Abraços

Fabrìcia

Olá Karen meu bebe fez 6 meses dia 11/12,mas desde os 5 meses ele já quer ficar sentado,mas ele não suporta o seu peso por isto ficar muito encurvado tem endireita-lo mas se deita de novo tem algum perigo pra coluna dele?obrigada

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Fabrícia, como vai? O desenvolvimento do bebê é céfalo-caudal, ou seja, acontece da cabeça para os pés. Aos poucos o bebê vai, por meio da mielina uma substância que auxilia nas conduções nervosas e maturação do sistema nervoso, firmando a cabeça, depois o tronco e depois os membros. Tudo na sua hora. Se seu bebê ainda está curvadinho, é porque a mielinização do tronco ainda não está completa. Logo mais ela estará e ele ficará sentado com maior firmeza. Não é recomendável forçar. Deixe-o sentado no bebê conforto inclinado. A medida em que ele for tendo sustentação você vai perceber pois levantará o tronco e mostrará como está firme. Abraços.

Dersia_paulo

o meu filho tem 2 anos e um mes tambem ta com a traso na fala a momentos q chomo por ele ele respond a momentos q nao diz mama papa avo dada xixi coco mas fala como se tives a limgua presa eu tabem tive esse problema mas aprend a falar rapido ele tenta imitar mas ainda imita errado ou nao fala toda palavra por ex salo dize alo sai diz tai alo diz aio. como ajuda lo

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Dersia Paulo, como vai? Seu filho fala muitas palavras já. Pela sua descrição está dentro do esperado para a idade. O que você chama de língua presa talvez seja o que chamamos de ceceio que é a colocação da língua entre os lábios superior e inferior e/ou inadequadamente atrás dos dentes. Nesse caso o pronunciamento das palavras, principalmente as com sons de "s" saem como se fossem assopradas e alongadas. Se for esse o caso, uma fonoaudióloga poderá auxiliá-lo a colocar a língua corretamente e se expressar de forma adequada. Abraços!

Ana

meu menino tem 2 a 4 m e ainda não fala. essa semana falou 1 e as vezes fala mamã. Ja levei ele na fono e ela pediu q retornasse com 2 anos e meio. Ele se comunica por sons, gritos e gestos. E qdo tento faze-lo dizer a palavra, fica irritado e agressivo. Ele atende ordens e ouve normalmente. Canto músicas e converso mto com ele mas não sei mais o que fazer. A irmã na mesma idade ja falava tudo.

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Ana, como vai?
Aos dois anos e quatro meses já se espera um vocabulário um pouco mais amplo. Não sei se seu filho já fez exames físicos de audição. Caso não, sugiro você procure o pediatra e solicite que ele encaminhe a uma audiometria e um exame de processamento auditivo. Às vezes uma perda auditiva, mesmo que pequena, ocasionada por otites ou cera pode prejudicar a compreensão e consequentemente a linguagem oral. Caso se descarte essa perda será preciso investigar um pouco mais e uma fonoaudióloga deve ser consultada juntamente com outros profissionais (equipe multidisciplinar) para avaliar adequadamente. Abraços

Briza

Olá Karem,
Meu bebê não gosta de ficar deitado.
Não fica no berço, carrinho, bebê conforto nem num colchão no chão. Não dorme de dia, mama e adormece no peito. Fica no colo por uns 25 min pra arrotar, cochilando, e assim que eu o deito após os 25 min ele acorda e só fica no colo e resmungando. Ele só fica quietinho estes minutinhos após as mamadas.Ficar no colo pode atrapalhar seu desenvolvimento?

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Briza, como vai?
Difícil opinar sem conhecer o histórico de seu bebê desde a gestação, parto, até agora. Em um primeiro momento, me parece que seu bebê já aprendeu o que é bom,o colinho da mamãe e certamente essa separação não partirá dele. A isso chamamos de relação simbiótica, ou seja ele acha que faz parte de você, formando um único indivíduo. Cabe a você ir fazendo a separação,pouco a pouco. Ao colocá-lo no berço deixe-o chorar um pouco, fique próxima, toque-o e espere um pouco mais antes de pegá-lo. Coloque-o no berço, fale baixinho, cante para ele. Procure não atendê-lo sempre imediatamente. Sabemos que não é fácil, mas dessa maneira ele irá aos poucos entendendo o eu e o outro. Abraços

Briza

Olá Karem,
Meu bebê tem 4m e 20 dias e não gosta de ficar deitado de barriga para baixo. Isso pode afetar seu desenvolvimento para aprender a engatinhar?

Fernanda

Olá Renata Muniz e Karen,

Meu filho tem 1 ano e 4 meses e também não fala nenhuma palavra. Poucas sílabas. Às vezes parece entender o que eu falo, às vezes não. Devo procurar um especialista ou ainda está dentro da normalidade?
Muito obrigada.

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Fernanda, as primeiras palavras costumam aparecer entre os 10 e 18 meses. Geralmente, por volta de um ano a linguagem começa a fazer sentido para eles e então começam a falar conscientemente palavras como "mamã" e "papá". A partir daí entra em ação a memória para dominar e evoluir com a linguagem. O vocabulário então
aumenta e próximo a um ano e meio começa a nomear objetos e familiares mais significativos. Verifique se seu filho responde a você quando o chama ao estar de costas. Em caso de dúvida peça ao pediatra uma avaliação auditiva. Às vezes uma otite pode ter deixado resquícios de cera e atrapalhar o entendimento dele, atrasando um pouco o processo de comunicação. Abraços.

Lene

Gostei muito desta matéria.meu filho tem 1a e 21d,ele é mt inteligente,mas,não se sente seguro para ficar em pé sozinho.O que posso fazer para trabalhar esta insegurança.

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Lene. Seu filho ainda está dentro do esperado para começar a andar sozinho. Evite a ansiedade. É natural se sentir inseguro e ter medo de cair. Aos pouquinhos ele vai se aventurar alguns passinhos a mais e logo estará correndo por todo lado. Abraços

Mamãe

Boa tarde. Tenho uma menina de 3a que já conhece as letras do alfabeto, conta números com várias dezenas, e até se arrisca a falar algumas palavras em inglês. Tenho 2 filhas maiores (18 e 16) que ensinam. Exista erro nessa prática? Ela aprende muito fácil e reproduz com naturalidade. Como posso saber se isso pode ser visto como precocidade de aprendizado. Obrigada

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá mamãe. Desde que a curiosidade parta de sua filha, não há problema algum. Mas, se as irmãs mais velhas estão antecipando etapas sem que a demanda parta dela, não é muito saudável. É preciso discernir o que é interesse, curiosidade ou expectativa antecipada. Crianças que vivem em um mundo letrado, com livrinhos revistas e pessoas que se interessem verdadeiramente pela função social da escrita terão o interesse pelo mundo letrado despertado. Desde que exista um bom senso entre interesse e estímulo exagerado, não há problema. Abraços

JULY

minha filha tem 1 ano e 2 meses mas ainda nao quer andar,so quer si for segurada na mão ai ela corre,andar mas tudo segurada na mão quando solta ela nao vai e normal o que fazer...obrigada

Karen Kaufmann Sacchetto

July, com uma ano e 2 meses, não se pode ainda considerar uma anormalidade. Está dentro do período esperado. Pelo seu relato, podemos inferir que ela ainda está testando e esperando sentir uma segurança maior para se aventurar sozinha por aí. Caso demore mais alguns meses, peça uma avaliação do pediatra. Mas, por enquanto não me preocuparia. Abraços :)

Renata Muniz

Olá, Karen!
Gostei muito da sua síntese sobre o desenvolvimento dos bbs de 0 a 3 anos. Meu segundo filho, agora com 1a10m, ainda não fala nada, mas entende bastante bem tudo o que conversamos com ele e é muito habilidoso em sua coordenação motora (inclusive canta, mas não diz uma palavra!). Gostaria de saber se é necessário que seja acompanhado por um especialista. Muito obrigada!

Karen Kaufmann Sacchetto

Olá Renata, pela sua descrição, aparentemente não há nada de errado com seu filho. Cada um tem um ritmo diferente de desenvolvimento. Não devemos comparar com irmãos mais velhos ou conhecidos. Como disse que ele "canta" e compreende tudo, nessa idade ainda está dentro do desenvolvimento considerado normal. Procure não responder imediatamente aos pedidos, assim entenderá a necessidade da comunicação. Abraços